segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Formigas?


São 4:00h da manhã, eu estava deitada na minha cama pensando em reforma das calçadas pra os deficientes visuais.
- Quantas calçadas reformaram! Será que eles estão pensando verdadeiramente em acessibilidade?
Mas um barulho que vinha de baixo da minha cama, que começou fraquinho, mas aumentava aos poucos começou a me irritar. O barulho era como gotas caindo em uma tampa de ferro, ou lata. Mas era baixinho, lá longe, lá do fundo da parte de baixo da minha cama. Mas o longe estava virando perto e o barulho se tornava insuportável. Respirei fundo, contei até dez, várias vezes, mas o barulho crescia e iria furar meus tímpanos. Tentei ignorar, mas não dava, o barulho estava cada vez mais dentro da minha cabeça.
Ainda deitada na cama, me curvei pondo a cabeça lá pra baixo. Gritei a plenos pulmões:
- Pelo visto já fizeram o dever de casa e agora querem brincar. Pois vão brincar na rua da casa da avó viúva de vocês!
O barulho acelerou seu ritmo, mas a intensidade que só crescia agora dei uma pausa. O ritmo aumentava a altura permanecia a mesma. Comecei a sambar ao som de um barulho irritante.
E até que estava divertido, o samba dos meus pés não obedecia o ritmo, mas dançavam direitinho, no ritmo de não sei o que.
Nesse instante, entra no meu quarto um batalhão de formigas, marchando em filas como se estivessem em uma guerra. Ao ver essa proeza, parei de sambar e cai dura na cama, como que desmaiada, mas ainda via tudo o que estava acontecendo. As formigar subiram organizandamente na cama, foram pra baixo de mim, e antes que eu me desses conta, estava sendo carregada por formigas que andavam em um ritmo mais organizado e sincronizado que qualquer nadadora russa.
Eles me levaram para seu ninho, indo por baixo da cama da minha mãe.
Me botaram em frente à uma abelha, que eles chamavam de formiga rainha.
Ela ficava me olhado.
Ouvi cochichos.
- Será que agora ela volta ao normal e trata de tudo como a formiga que ela é.
Ele é louco. Ela é rica?
Eu disse:
- Mas ela é uma abelha, e não uma formiga.
Ainda me falaram:
- Não não, ela está sofrendo com crise de identidade desde que o outro lá não está aqui. Ela foi pra guerra e morreu, segundo a lenda, mas era mentira, ela se escondeu e pra não correr riscos de ferir não envolvidos, só atirava bem de pertinho. Ela voltava pra casa, já vitoriosa e se escondendo das abelhas, mas ouviu muitos tiros de perto e isso fez seu miolo derreter. agora ela acha que é uma abelha. Então amarramos ela e nos comportamos como formigar, pra ela ter certeza do que ela sabe fazer.
Mas, usando seus métodos de "persuasão" até o papa abre o coração e te conta todos os pecados.
Eles vão conseguir convence-la e quando isso acontecer terei virado comida de formiga velha e louca.

Nenhum comentário: